1. A missão de ser catequista não é um convite de alguém, é um chamamento de Deus: assume-o com o maior carinho e compromisso. Compromete-te com Deus!
2. Mesmo nos piores dias, não devemos esquecer que esta Missão deve ser realizada com a alegria de quem acredita que «onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles» (Mt 18, 20). Sorri sempre!
3. Assume uma teimosia saudável de quem não desiste ao primeiro problema: estar com crianças e jovens exige muita paciência e vontade. Com as dificuldades torna-te mais forte!
4. Procura nos outros o apoio que precisas: encarregados de educação, sacerdotes e comunidades serão sempre aliados nesta Evangelização. Oferece uma ajuda especial aos teus colegas catequistas que te acompanham neste mesmo objectivo. Sê amigo!
5. Não te esqueças que a Igreja Católica deve ser a tua orientação: (in)forma-te sobre os seus ensinamentos, para te sentires preparado nas dúvidas que se colocam. A aprendizagem deve ser contínua!
6. Não te esqueças que a vida existe para além da catequese e que deves ser um modelo para quem segue os teus conselhos e opiniões: em todos os contextos de vida deves dar um exemplo de humildade. Sê imagem de Jesus!
7. Ser catequista é fazer parte de um grupo e de uma comunidade: mostra-te disponível para participar nas reuniões e para ajudar quando te solicitam. Ajuda com humildade!
8. Para viver na Fé precisamos de a alimentar: a oração, a Eucaristia, a reflexão, ajuda-nos a alimentar esta Fé e este Crer. Alimenta a tua Fé!
9. Quando tiveres dúvidas sobre a tua Missão acredita que Deus te guiará: aguarda serenamente e Ele te orientará. Tens de querer Crer!
10. Não te esqueças que és instrumento nas mãos de Deus e que Ele conta contigo para esta Missão audaz de levar a Sua Palavra a estas novas gerações. Evangeliza!
Nenhum comentário:
Postar um comentário