Vocação é chamado e resposta. É uma semente divina ligada a um sim humano. Nem a percepção do chamado, nem a resposta a ele são tão fáceis e tão "naturais". Exigem afinação ao divino e elaboração de si mesmo, sem as quais não há vocação verdadeira e real.
Essa escolha pessoal, de amor, é concretizada de uma forma bem objetiva no Sacramento do Batismo, que por isso se torna fundamento e fonte de todas as vocações. É neste chão fértil, carregado de húmus divino, regado pelo sangue de Jesus, que brotam as vocações específicas, aquelas que cabem diferentemente a cada um. Algumas delas são mais usuais e comuns, como a de casal cristão, de leigo cristão, de catequista, de animador da caridade na comunidade.
Outras são definidas pela Igreja como vocações de "singular consagração a Deus", por serem menos usuais, mas igualmente exigentes e mais radicais no processo de seguimento de Jesus: são as vocações de sacerdote, de diácono, de religioso, de religiosa.
O mês vocacional quer nos chamar à reflexão para a importância da nossa vocação, descobrindo nosso papel e nosso compromisso com a Igreja e a sociedade. Reflexão que deve nos levar à ação, vivenciando no dia-a-dia o chamado que o Pai nos faz. Que a celebração do mês vocacional nos traga as bênçãos do Pai para vivermos a nossa vocação sacerdotal, diaconal, religiosa ou leiga. Todas elas são importantes e indispensáveis. Todas elas levam à perfeição da caridade, que é a essência da vocação universal à santidade.
Assim neste mês de agosto – mês Vocacional temos muito o que celebrar. Na primeira semana se celebra a vocação para o ministério ordenado: Diáconos, Padres e Bispos. Na segunda semana a vocação para a vida em família e dia dos Pais (em sintonia com a semana nacional da Família). Na terceira semana a vida consagrada: religiosa (as) e consagrados (as) seculares. Na quarta semana os ministérios não ordenados e todos os Cristãos leigos e leigas. Ainda no mês de agosto, temos o dia da Catequista e dia dos Coroinhas que também são dois tipos de vocação que apesar de um engajamento totalmente leigo, dá uma grande contribuição para nossa Santa Igreja.
Fonte 1: Catequisar.com.br
Fonte2:http://comunidadeimaculadaconceicaodiv.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário